ENSINO, PESQUISA E APRENDIZAGEM NA ÁREA DE ADMINISTRAÇÃO: MAPEAMENTO DAS PUBLICAÇÕES NACIONAIS DE 2000 A 2010

Autores

  • Ademar Dutra UFSC
  • Scheine Neis Alves da Cruz UNIARP
  • Thiago Augusto Duarte UNIARP

Palavras-chave:

Conhecimento. Ensino-aprendizagem. Pesquisa em Administração.

Resumo

O ensino, a aprendizagem e a pesquisa são eixos que permeiam a disseminação, construção e ampliação do conhecimento, sendo interdependentes entre si. Tal como em todas as áreas do conhecimento, a Administração também precisa estar voltada para esses aspectos, pois só assim, o conhecimento dentro de sua área de abrangência poderá ser transmitido, arquitetado e aperfeiçoado. Neste estudo objetivou-se levantar todas as publicações dos estratos B3 e B4 da classificação Qualis/Capes do ano de 2010, na área de Administração, Ciências Contábeis e Turismo, durante o período de 2000 a 2010, que trataram do ensino, da aprendizagem e da pesquisa dentro da Administração. Para isso, optou-se pelo método denominado estudo bibliométrico, por uma pesquisa de natureza descritiva, com abordagem qualitativa e quantitativa, que identificou 1.117 artigos distribuídos em 10 periódicos, que apresentavam em seus títulos e/ou resumos os ternos “ensino”, “pesquisa” e “aprendizagem”. Destes, 33 foram selecionados, a partir da congruência de seu conteúdo com o tema central deste estudo. Constatou-se que apenas 6,33% dos autores possuem duas publicações, e os demais apenas uma publicação. Também se observou que as instituições de ensino superior com maior número de publicações pertencem às Regiões Sul e Sudeste do Brasil, que de 2008 a 2010 houve um crescimento no número de artigos publicados sobre esse tema e ainda que 67% deles não possuem a abordagem da pesquisa explícita no texto.

Downloads

Publicado

2013-12-16

Edição

Seção

Artigos