MAPEAMENTO DAS PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS SOBRE FRANQUIA NO PERÍODO DE 2001 A 2011

Autores

  • Mara Cristine Kich UNISUL
  • Ademar Dutra UFSC
  • Juarez Augusto Barbosa Leão USP
  • Cristina Martins UNISUL
  • Alessio Bessa Sarquis USP

Palavras-chave:

Franquia. Franchising. Franqueado. Franqueador. Bibliometria.

Resumo

No Brasil, em 2011, o setor de franquias faturou R$ 88,8 bilhões, criou 60,5 mil postos de trabalho e abriu 176 novas redes de franquias. Em decorrência da prosperidade do setor e da carência de estudos bibliométricos sobre o tema, o presente artigo buscou mapear as publicações científicas nacionais sobre franquias veiculadas nas bases de dados da Anpad (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração) no período de 2001 a 2011. Trata-se de estudo descritivo, de abordagem quantitativa, envolvendo a aplicação de bibliometria, coleta de dados secundários e amostra de 23 artigos selecionados. Os resultados apontaram que em 2006 e 2011 ocorreu o maior número de publicações sobre o tema; das regiões Sul e Sudeste provém o maior número de estudos; o ramo de alimentação foi o mais estudado; Dalton Siqueira Pitta Marques, Daniela Martins Silva, Igor Bernardi Souza, Jorge Ferreira da Silva e Mariana Hoeltegebaum foram os autores mais profícuos no tema; Marcelo Cherto, Francine Lafontaine, James G. Combs e David J. Ketchen e Porter Michael foram os autores mais citados; Universidade de São Paulo/SP e Pontifícia Universidade Católica/RJ foram as instituições que mais publicaram; estratégia em organizações e marketing foram os temas mais abordados; estudo de caso foi o método de pesquisa mais utilizado.

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Publicado

2013-12-16

Edição

Seção

Artigos