ESPORTE E MÍDIA: UM ESTUDO DE RECEPÇÃO AO DISCURSO MIDIÁTICO-ESPORTIVO E ALGUMAS IMPLICAÇÕES NA ESCOLA

Autores

  • Alan Lagoa Santos UFS
  • Cristiano Mezzaroba UFS

Palavras-chave:

Educação Física. Recepção midiática. Conteúdos midiáticos.

Resumo

Este estudo teve a intenção de analisar como jovens em fase escolar interpretam alguns fragmentos característicos do discurso midiático-esportivo, e como isso contribui na construção de realidades, procurando entender sobre a influência deles nos processos educacionais, e como refletem essas consequências nas aulas de Educação Física. Foram feitas análises a partir de vídeos que envolviam temas como gênero e preconceito, publicidade e propaganda e ídolo/herói esportivo, para que por meio desses fatores, fosse possível analisar a compreensão dos sujeitos sobre as influências da mídia em suas vidas. Esta pesquisa se caracteriza como um estudo de recepção dos conteúdos midiáticos, temática que vem sendo desenvolvida cada vez mais, no intuito de entender essas relações entre o emissor e o receptor, com mais ênfase ao que pode ser interpretado e compreendido pelos sujeitos receptores dos conteúdos midiáticos. A pesquisa de campo foi realizada com alunos de uma escola particular de Aracaju/SE, com a formação de um pequeno grupo para que esses temas fossem debatidos. Foram usados os métodos de gravação de voz e um diário de campo para o registro dos dados que seriam analisados, tendo também, o método de análise de conteúdo, para trabalhar as questões elaboradas para as reuniões. Com isso, detectamos algumas influências causadas pela mídia, a eficácia de suas mensagens apelativas, a ausência de mediações, sejam elas, escolar ou familiar, que pudessem levar criticidade aos sujeitos das pesquisas, como também, algumas contradições, dúvidas, preconceitos e representações dos meios de comunicação nas aulas de Educação Física.

Downloads

Publicado

2012-11-28

Edição

Seção

Artigos