Flutuações do preço do ouro: proposta de gestão de riscos para a empresa Kohler joalheria e presentes Ltda

Autores

  • George Wilson Aiub Unifebe
  • Jéssica Andrini Unifebe

Palavras-chave:

Mercado. Flutuações do preço do ouro. Risco. Análise.

Resumo

A empresa Kohler Joalheria e Presentes Ltda. atua no varejo de joias de ouro. O ouro é uma commoditie e possui seu preço estabelecido no mercado de acordo com as estruturas macroeconômicas, proporcionando um cenário de risco a empresa. O objetivo deste artigo é identificar variáveis que influenciam a gestão de riscos a partir da análise da flutuação no mercado do ouro para a empresa Kohler Joalheria e Presentes Ltda. O período ao qual se aplicam as análises é de janeiro de 2003 a dezembro de 2012. Na análise de volatilidade dos preços do metal no mercado há um índice de 24,09%. Por meio da análise fundamentalista pode-se observar que os fatores influenciadores para a valorização do ouro no mercado estão atrelados principalmente aos momentos de maiores incertezas no cenário macroeconômico. Quanto às análises das vendas da empresa Kohler pode-se observar que as vendas de joias de ouro compõem o segmento de maior representatividade na empresa e que entre estas, as peças mais leves formam a grande força de vendas. Conta-se também com a análise de correlação entre a cotação do ouro e as vendas mostrando uma correlação forte entre as variáveis. As medidas sugeridas para a gestão do risco na empresa apontam para a continuidade das análises realizadas nesta pesquisa. Sugere-se também a realização de compra de ouro no mercado de mercadorias e futuros, via contratos de Spot, como forma de assegurar o montante financeiro exposto ao risco na empresa devido à flutuação do preço do ouro no mercado.

Biografia do Autor

George Wilson Aiub, Unifebe

Coordenador do Curso de Administração da Unifebe

Jéssica Andrini, Unifebe

Bacharelanda do Curso de Administração da Unifebe

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Publicado

2016-12-08

Edição

Seção

Artigos