O INSTITUTO DA RESPONSABILIDADE CIVIL: UMA ANÁLISE TEÓRICA E CONCEITUAL
Palavras-chave:
Responsabilidade civil. Obrigação de indenizar. Lei 10.406/2002.Resumo
O presente artigo trata-se de um estudo acerca do instituto da responsabilidade civil, evidenciando-se seu conceito, princípios, funções, pressupostos e previsão legal pela Lei 10.496/2002, o Código Civil Brasileiro. Constitui-se de uma pesquisa exploratória, de abordagem qualitativa, eminentemente bibliográfica. Dar-se-á a partir da legislação aplicável e à luz da doutrina especializada. Contemplará, inicialmente, os conceitos e aspectos relativos ao instituto da responsabilidade civil, de forma genérica, como pressuposto para o aprofundamento na análise do tema central deste trabalho. Em seguida, debater-se-á a respeito de seus princípios básicos e quais suas funções no ordenamento jurídico. Por fim, enfoca-se o tema sobre os pressupostos da responsabilidade civil e sua previsão legal pela lei 10.496/2002.
Downloads
Edição
Seção
Licença
Pelo presente Termo de Autorização para Publicação de Artigo Científico em Obra Coletiva, tendo em vista o disposto na Lei Federal nº 9.610, de 19/12/1998, autorizamos a partir desta data, em caráter exclusivo e isento de qualquer ônus, o uso do texto, para publicação em obra coletiva a ser organizada pelo Centro Universitário de Brusque- UNIFEBE, mantido pela Fundação Educacional de Brusque – FEBE.
Declaro ainda, que o texto acima referenciado é de nossa autoria, nos responsabilizando, portanto, pela originalidade e pela revisão do texto, concedendo ao Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE plenos direitos para escolha do editor, meios de publicação, meios de reprodução, meios de divulgação, tiragem, formato, enfim, tudo o que for necessário para que a publicação seja efetivada.
Reiteramos ainda, que esta autorização vigorará pelo prazo de 05 (cinco) anos a contar de sua assinatura, podendo o Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE realizar neste período quantas edições julgar conveniente.