O USO DA REALIDADE VIRTUAL COMBINADA COM EXERCÍCIOS FÍSICOS NO TRATAMENTO DA FIBROMIALGIA
Resumo
A síndrome da fibromialgia (SFM) é uma condição crônica que afeta principalmente mulheres e causa sintomas como: dor musculoesquelética generalizada, fadiga e distúrbios do sono. Ao longo dos anos, diversos tratamentos foram investigados para aliviar os sintomas da SFM. O objetivo foi analisar as evidências disponíveis sobre a eficácia da VR como abordagem terapêutica no tratamento de pacientes com fibromialgia no contexto da fisioterapia, utilizando a prática de exercícios físicos associada a dispositivos que utilizam realidade virtual. Metodologia: Foram analisados artigos publicados entre 2019 e 2024 nas bases LILACS, PubMed, Science Direct e Scopus, utilizando os descritores “realidade virtual”, “fibromialgia” e “fisioterapia”. Ao todo, foram encontrados 15 artigos, dos quais foram selecionados quatro para estudo. Resultados: O uso de dispositivos de VR no tratamento de pacientes com SFM tem se mostrado efetivo na redução dos sintomas, como dor, fadiga e cinesiofobia, além de promover benefícios como o aumento da aptidão física, força muscular, capacidade cardiorrespiratória e controle motor. Os exergames, em particular, mostraram-se eficazes no aprimoramento da força muscular e flexibilidade, além de melhorar a mobilidade desses pacientes. Discussão: A VR oferece uma abordagem inovadora no tratamento da fibromialgia, sendo uma terapia imersiva que facilita a adesão ao tratamento, especialmente para pacientes com dificuldades em exercícios convencionais. A sua combinação com outras terapias pode potencializar os benefícios. Conclusão: A realidade virtual é eficaz no tratamento da fibromialgia quando combinada com exercícios físicos, reduzindo sintomas e promovendo maior adesão ao tratamento, porém necessita de mais pesquisas para expandir o seu uso e superar desafios como custo e acessibilidade.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Pelo presente Termo de Autorização para Publicação de Artigo Científico em Obra Coletiva, tendo em vista o disposto na Lei Federal nº 9.610, de 19/12/1998, autorizamos a partir desta data, em caráter exclusivo e isento de qualquer ônus, o uso do texto, para publicação em obra coletiva a ser organizada pelo Centro Universitário de Brusque- UNIFEBE, mantido pela Fundação Educacional de Brusque – FEBE.
Declaro ainda, que o texto acima referenciado é de nossa autoria, nos responsabilizando, portanto, pela originalidade e pela revisão do texto, concedendo ao Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE plenos direitos para escolha do editor, meios de publicação, meios de reprodução, meios de divulgação, tiragem, formato, enfim, tudo o que for necessário para que a publicação seja efetivada.
Reiteramos ainda, que esta autorização vigorará pelo prazo de 05 (cinco) anos a contar de sua assinatura, podendo o Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE realizar neste período quantas edições julgar conveniente.