Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Revista da UNIFEBE?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

A Revista da UNIIFEBE é uma publicação do Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE e tem como objetivo divulgar, de forma regular, o resultado de estudos e pesquisas desenvolvidos pelos docentes e discentes da Instituição, assim como de colaboradores externos. A Revista da UNIFEBE é um periódico científico, vinculado à Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão - Proppex.  A Revista divulgação científica se destina à comunicação do conhecimento produzido, por meio de artigos científicos, de acordo com os padrões estabelecidos pela ciência e pretende veicular estudos e pesquisas nas diversas áreas do conhecimento em que a Unifebe atua na graduação e na pós-graduação. A Revista da UNIFEBE obedecerá aos preceitos estabelecidos pela Lei Federal nº 9.610, de 19/02/98, que dispõe sobre os Direitos Autorais. Os autores dos artigos assinarão declaração de exclusividade e de cessão de direitos autorais para publicação de texto em obra coletiva. A Revista da UNIFEBE publicará a produção científica dos docentes e discentes da instituição e de pesquisadores de outras instituições. Os interessados em publicar trabalhos deverão observar as seguintes normas gerais de apresentação:

I –      Os artigos podem ser submetidos por meio eletrônico na Plataforma SEER, de acordo com as normas, prazos, procedimentos e condições estabelecidas neste Regulamento e nos Editais de chamada para submissão de artigos.

II -    Em folha anexa, devem vir a identificação do(s) autor(es), titulação acadêmica, cargo ou função atual, bem como instituição com a qual tem vínculo, endereço completo, telefone, fax, e e-mail, além  da identificação da área em que o trabalho se insere, conforme classificação do CNPq, respeitada a determinação do § 1º do artigo 2o.

III – Os artigos apresentados devem destinar-se exclusivamente à Revista da Unifebe, não sendo permitida sua apresentação simultânea a outros periódicos. Para tanto, após parecer do Conselho Editorial, o(s) autor(es) devem assinar declaração de exclusividade e cessão de direitos autorais.

IV – Os artigos científicos devem conter, no mínimo 10 (dez)  no máximo 20 (vinte) páginas (incluindo Figuras, Tabelas, Quadros e Referências), em espaço 1,5 (um vírgula cinco), fonte Times New Roman, tamanho 12 (doze). Fonte utilizada dentro das Tabelas e Quadro, tamanho 10 (dez), espaço simples, legendas também em tamanho 10. Margens: superior e esquerda = 3 cm - inferior e direita = 2 cm

V –   Os artigos científicos devem ser apresentados na seguinte seqüência: título do trabalho, Nome(s) do(s) autor(es), Resumo / Palavras-chave; Abstract / keywords, texto: Introdução, Desenvolvimento (ou Revisão de literatura e/ou Fundamentação teórica), Procedimentos metodológicos (ou Método), Resultados e discussões, Considerações finais e Referências.

VI – As equações, esquemas, fórmulas, gráficos, tabelas e demais simbologias devem estar inseridos no próprio texto do artigo em forma de figura (extensão jpg).

VII – Respeitar a limitação da submissão para cada edição da Revista de apenas um artigo científico individual e um artigo científico coletivo.

VIII – A revisão ortográfica/metodológica do artigo é de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A redação dos artigos propostos para inserção e publicação na Revista da Unifebe será analisada pelo Conselho Editorial, que poderá solicitar modificações tanto em seu conteúdo quanto em sua forma.  

    I – Os pareceres do Conselho Editorial comportam três possibilidades: a) aceitação na íntegra; b) aceitação com reformulações; c) recusa integral. Sendo o(s) autor(es) comunicado(s) em qualquer dos casos, com a devida justificativa.

    II – Caso o trabalho seja aceito com reformulações, o artigo será devolvido aos autores para as alterações devidas. O trabalho reformulado deverá ser reenviado à Proppex, por meio eletrônico, no prazo estabelecido.

    III – Com a anuência expressa do autor, modificações no texto, e ajustes gramaticais e formato que não afetem o conteúdo do artigo, poderão ser efetuados pelo Editor.

    Os artigos deverão ser inéditos e conter contribuições exclusivas para a Revista da UNIFEBE. Os artigos devem apresentar assuntos que tenham originalidade de conteúdo ou de tratamento, consistência e rigor na abordagem teórica; coerência na delimitação, caracterização e desenvolvimento do objeto abordado; e ainda, clareza e correção de linguagem.

  2. Os artigos científicos devem seguir a padronização da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT e suas subseqüentes atualizações:

    I  – Título: em português, centralizado, em letras maiúsculas, com negrito, sem grifo; uma linha abaixo título em inglês, centralizado, em letras maiúsculas, em itálico, sem grifo.

    II – Sub-títulos ou seções: sem adentramento de parágrafo, com marcação em números arábicos, sendo apenas a primeira letra de cada sub-título em maiúscula.

    III – Nome(s) do(s) autor(es): duas linhas abaixo do título, à direita; letras maiúsculas apenas para as iniciais, com negrito, sendo que não devem ser omitidos nomes e sobrenomes intermediários.

    IV  – Nota de rodapé contendo as seguintes informações: titulação acadêmica (instituição) e endereço eletrônico (E-mail).

    Resumo, seguido de dois pontos, em maiúsculas, três linhas abaixo do nome do(s) autor(es), sem adentramento de parágrafo. Na mesma linha, iniciar o texto, em um único parágrafo, contendo no máximo 250 palavras, apresentando introdução, objetivo, método, resultados e conclusão do trabalho.

    VI - Palavras-chave em português, em maiúsculas, seguidas de dois pontos, uma linha abaixo do RESUMO e duas acima do início do ABSTRACT, sem adentramento de parágrafo, devendo apresentar no mínimo 3 (três) e no máximo 5 (cinco) palavras, sendo a primeira letra em maiúsculas e as demais em minúsculas, separadas entre si por ponto e finalizadas também por ponto.

    VII - Abstract, seguido de dois pontos, em maiúsculas, três linhas abaixo das palavras-chave. sem adentramento de parágrafo. Na mesma linha, iniciar o texto em itálico, em um único parágrafo, contendo no máximo 250 palavras, apresentando introdução, objetivo, método, resultados e conclusão do trabalho.

    VIIIKeywords, seguido de dois pontos, uma linha abaixo do final do abstract e duas linhas acima do início do texto em itálico, sem adentramento de parágrafo, devendo apresentar no mínimo 3 (três) e no máximo 5 (cinco) palavras, sendo a primeira letra em maiúsculas e as demais em minúsculas, separadas entre si por ponto e finalizadas também por ponto.

    IXO texto principal deve ser subdividido, no mínimo, em: 1 INTRODUÇÃO, 2 DESENVOLVIMENTO (ou REVISÃO DE LITERATURA e/ou FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA), 3 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS (ou MÉTODO), 4 RESULTADOS E DISCUSSÕES,  5 CONSIDERAÇÕES FINAIS e REFERÊNCIAS. Titulos no nivel 1 devem ser apresentados em negrito e maiúsculo. Nas demais seções (secundárias, terciárias...)  deve-se utilizar: 2.1 Desenvolvimento (em negrito), 2.1.1 Desenvolvimento (sem negrito). O texto deve ser escrito usando a fonte Times New Roman, tamanho 12. O espaçamento entre as linhas deve ser 1,5 (um vírgula cinco), sendo que o alinhamento do texto deve ser justificado e o início de cada parágrafo deve ser precedido por um recuo de 1.25cm, bem como outras recomendações que forem disciplinadas pela Editoria da Revista.

    X - Ilustrações e Tabelas (Desenhos, Esquemas, Fotografias, Gráficos, Mapas, Organogramas, Quadros e outros): as ilustrações devem ter um caráter importante para o conteúdo do artigo e devem ser centralizadas com legenda numerada partindo do 1. O título da ilustração deve aparecer centralizado na parte superior e, separado por travessão,  deve ser precedido da palavra que a identifica, por exemplo, Figura, e pelo seu respectivo número. A indicação da fonte deve estar em tamanho 10,  centralizada e abaixo da ilustração.

    XI - Fotografias devem ser tratadas como Figura, ou seja, com legenda intitulada Figura. No entanto, somente serão aceitas fotografias já digitalizadas em formato JPEG (com tamanho máximo de 300 Kb) e inseridas no texto eletrônico.

    XII - Notas de rodapé: devem servir como apoio explicativo e ficar sempre no pé da página, sendo que a nota deve estar separada do resto texto por uma linha. As notas, a exemplo das ilustrações, também devem ser numeradas partindo de 1.

    XIII - Palavras estrangeiras: se o trabalho utilizar termos em língua estrangeira, as palavras devem ser escritas usando o modo itálico.

    XIV - REFERÊNCIAS.  Deve estar centralizada, sem numeração. Trata-se de uma lista de todos os documentos citados nos elementos textuais do artigo. As referências também seguem as regras da ABNT (NBR 6023/2002), em ordem alfabética, espaçamentos entre linhas simples e alinhadas à margem esquerda, devendo-se deixar uma linha branco entre as referências.

    XV – Formato de página: tamanho do papel: A4 (21,0 X 29,7cm); margens: esquerda e superior: 3cm; direita e inferior: 2cm. Parágrafo: um toque na tecla TAB (tabulação 1,27cm). Todas as páginas são contadas, mas a numeração inicia apenas na segunda página. O número da página deve estar no canto superior da margem direita.

    XI – As citações dos artigos científicos devem estar de acordo com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT, e suas subseqüentes atualizações.

  3. Os artigos científicos devem conter, no mínimo 10 (dez)  no máximo 20 (vinte) páginas (incluindo Figuras, Tabelas, Quadros e as Referências), em espaço 1,5 (um vírgula cinco), fonte Times New Roman, tamanho 12 (doze). Fonte utilizada dentro das Tabelas e Quadro, tamanho 10 (dez), espaço simples, legendas também em tamanho 10. Margens: superior e esquerda = 3 cm - inferior e direita = 2 cm

    Os artigos científicos deverão ser apresentados na seguinte seqüência: título do trabalho, nome(s) do(s) autor(es), resumo / palavras-chave; abstract / key words, texto: introdução, desenvolvimento, considerações finais e referências.

    As equações, esquemas, fórmulas, gráficos, tabelas e demais simbologias deverão estar inseridos no próprio texto do artigo em forma de figura (extensão jpg).

    Fica restrito ao(s) autor(es), a submissão para cada edição da Revista de apenas um artigo científico individual e um artigo científico coletivo.

    A revisão ortográfica/metodológica do artigo é de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).

  4. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word.
  5. Orientações para Citações

    1. De acordo com Fulano (1997), citar corretamente a literatura é muito importante. Reparem que a citação de autores ao longo do texto é feita em letras minúsculas, enquanto que a citação de autores entre parênteses, ao final do parágrafo, deve ser feita em letra maiúscula, conforme indicado no próximo item.
    1. Na verdade, citar trechos de trabalhos de outros autores, sem referenciar adequadamente, pode ser enquadrado como plágio (BELTRANO, 2002).
    1. Quando tiver até três autores, citar os três separados por ponto e vírgula (CORDEIRO; GALVES; TORQUATO, 2002).
    1. E se forem mais de três autores, citar o primeiro seguido da expressão et al. (SILVA et al., 2006).
    2. Em uma citação direta é realizada a "transcrição textual, na íntegra das palavras do autor citado" (TEIXEIRA, 1999, p. 72).

    Orientações para Referências

    1. indicação de autoria
      • um autor: COSTA, M. T. V.
      • até três autores: COSTA, M. T. V.; DUARTE, N. W.; SODRÉ, P.
      • mais de três autores (citar o primeiro seguido da expressão et al.): COSTA, M. T. V. et al.
    1. de livro
      FRANCO, M. A. Ensaio sobre as tecnologias digitais da inteligência. Campinas: Papirus, 1997.
    1. capítulo de livro
      • com autores diferentes FRIGOTTO, G. O enfoque da dialética materialista histórica na pesquisa educacional. In: FAZENDA, I. Metodologia da pesquisa educacional. 3. ed. São Paulo: Cortez, 1994. cap. 4, p. 69-90.
      • com o mesmo autor MORAES, L. C. S. de. Competência legislativa. In: ______. Curso de direito ambiental. São Paulo: Atlas, 2002. cap. 2, p.54-68.
    1. artigo de periódico
      BENNETTON, M. J. Terapia ocupacional e reabilitação psicossocial: uma relação possível. Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo, São Paulo, v. 4, n. 3, p. 11-16, mar. 1993.
    1. dissertação e/ou tese
      ROSEMBERG, D. S. O processo de formação continuada de professores universitários. 1999. 287f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 1999.
    1. trabalho apresentado em evento
      VIANNA, M. J. G. M. et al. A biblioteca e sua relação com o contexto acadêmico. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS, 9. 1996, Curitiba. Anais... Curitiba: UFPR, Biblioteca Central, 1996. 1 disquete, doc. 7.1.
    1. informações em meio eletrônico
      BICCA JUNIOR, R. L. Coisas nossas: a sociedade brasileira nos sambas de Noel Rosa. 2001. Dissertação (mestrado) – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre. Disponível em: <http://www.samba-choro.com.br/print/debates/>. Acesso em: agosto 2005.
 

Declaração de Direito Autoral

Pelo presente Termo de Autorização para Publicação de Artigo Científico em Obra Coletiva, tendo em vista o disposto na Lei Federal nº 9.610, de 19/12/1998,  autorizamos a partir desta data, em caráter exclusivo e isento de qualquer ônus, o uso do texto, para publicação em obra coletiva a ser organizada pelo Centro Universitário de Brusque- UNIFEBE, mantido pela Fundação Educacional de Brusque – FEBE.

Declaro ainda, que o texto acima referenciado é de nossa autoria, nos responsabilizando, portanto, pela originalidade e pela revisão do texto, concedendo ao Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE plenos direitos para escolha do editor, meios de publicação, meios de reprodução, meios de divulgação, tiragem, formato, enfim, tudo o que for necessário para que a publicação seja efetivada.

Reiteramos ainda, que esta autorização vigorará pelo prazo de 05 (cinco) anos a contar de sua assinatura, podendo o Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE realizar neste período quantas edições julgar conveniente.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.