PIBID/Educação Física UNIFEBE: resgate das brincadeiras e jogos de rua

Autores

  • Marcilene Pöpper Gomes UNIFEBE
  • Alexandre Melzzi Witkowsky
  • Arthur José Fruet
  • Carolaine Tormena
  • Durval Alves Prado Cunha
  • Fernando Assis Beuting Martins Pessoa
  • Jenifer Luana Dietrich
  • Larissa Bertulini
  • Naísa Carla Radtke
  • Sandra da Silva Vieira
  • Wagner Ricardo Batistoti

Palavras-chave:

Pibid. Educação Física. Brincadeiras. UNIFEBE. E.B.M. Padre Germano Brandt. E.E.F. Alberto Pretti

Resumo

Este artigo é resultado de um projeto desenvolvido em duas escolas: E.B.M. Padre Germano Brandt e E.E.F. Alberto Pretti que teve como objetivo despertar o interesse dos alunos pelas brincadeiras e jogos de rua. Tendo em vista a importância do brincar para o desenvolvimento integral da criança, propusemos a valorização e o resgate das brincadeiras tradicionais no contexto escolar. Para tanto, a partir da contextualização histórica e cultural do brincar, iniciamos nossos trabalhos com uma entrevista com alunos e pais, em seguida com os alunos em sala de aula contextualizamos, promovemos oficinas de confecção de brinquedos
e realizamos brincadeiras práticas. Posteriormente, principalmente por meio das aulas temáticas, buscamos proporcionar reflexões e ressignificações a respeito da importância do brincar, priorizando o
resgate das brincadeiras tradicionais. Visamos, dessa forma, valorizar as atividades lúdicas e as brincadeiras tradicionais em suas práticas cotidianas no contexto escolar.

Biografia do Autor

Alexandre Melzzi Witkowsky

Supervisor de área do Pibid.

Carolaine Tormena

Bolsista de Educação Física do Pibi.

Referências

BORBA, Ângela M. O brincar como um modo de ser e estar no mundo. In: BRASIL, MEC/ SEB Ensino fundamental de nove anos: orientações para a inclusão da criança de seis anos de idade/ organização Jeanete Beauchamp, Sandra Denise Rangel, Aricélia Ribeiro do Nascimento – Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2006.

CAPES, Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior) Pibid Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. Disponível em: . Acesso: 29/07/2016.

KISHIMOTO, T. M. Jogos Infantis: o jogo, a criança e a educação. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 12. ed., 1993.

OLIVEIRA, Vera B. (org.). O Brincar e a criança do nascimento aos seis anos. Petrópolis: Vozes, 2000.

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Publicado

2016-12-19

Edição

Seção

Artigos