PIBID/Educação Física UNIFEBE: resgate das brincadeiras e jogos de rua

Marcilene Pöpper Gomes, Alexandre Melzzi Witkowsky, Arthur José Fruet, Carolaine Tormena, Durval Alves Prado Cunha, Fernando Assis Beuting Martins Pessoa, Jenifer Luana Dietrich, Larissa Bertulini, Naísa Carla Radtke, Sandra da Silva Vieira, Wagner Ricardo Batistoti

Resumo


Este artigo é resultado de um projeto desenvolvido em duas escolas: E.B.M. Padre Germano Brandt e E.E.F. Alberto Pretti que teve como objetivo despertar o interesse dos alunos pelas brincadeiras e jogos de rua. Tendo em vista a importância do brincar para o desenvolvimento integral da criança, propusemos a valorização e o resgate das brincadeiras tradicionais no contexto escolar. Para tanto, a partir da contextualização histórica e cultural do brincar, iniciamos nossos trabalhos com uma entrevista com alunos e pais, em seguida com os alunos em sala de aula contextualizamos, promovemos oficinas de confecção de brinquedos
e realizamos brincadeiras práticas. Posteriormente, principalmente por meio das aulas temáticas, buscamos proporcionar reflexões e ressignificações a respeito da importância do brincar, priorizando o
resgate das brincadeiras tradicionais. Visamos, dessa forma, valorizar as atividades lúdicas e as brincadeiras tradicionais em suas práticas cotidianas no contexto escolar.

Palavras-chave


Pibid. Educação Física. Brincadeiras. UNIFEBE. E.B.M. Padre Germano Brandt. E.E.F. Alberto Pretti

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Referências


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