PIBID/Educação Física UNIFEBE: conhecendo melhor as olimpíadas Rio 2016

Olavo Larangeira Telles da Silva, Marcilene Pöpper Gomes, Alexandre Melzzi Witkowsky, Adriel Felipe Duarte, Amanda Dalbosco, Carolina da Silva, Gislaine Grepa, Jeferson de Souza, Jenifer Luana Dietrich, Larissa Bertulini, Naísa Carla Radtke, Mateus Gamba, Sandra da Silva Vieira, Valmir Junior Melo, Wagner Ricardo Batistoti

Resumo


O presente trabalho desenvolvido nas Escolas E.B.M. Padre Germano Brandt e E.E.F. Alberto Pretti teve como objetivo divulgar a realização dos Jogos Olímpicos, RIO 2016, no Brasil e promover o gosto pela prática de esportes como forma de prevenção de doenças e manutenção física e mental dos alunos. Foi contextualizado os Jogos Olímpicos durante os
meses de abril, maio e junho, trabalhando o conteúdo em diversas atividades práticas e teóricas, por exemplo: Vivências de jogos adaptados de esporte desconhecidos durante as aulas de educação física; um concurso para escolher a bandeira dos jogos da escola, baseado na bandeira das olimpíadas; Jogos com turmas representando os continentes, entre outras. Os resultados alcançados com a execução do
projeto foram de oferecer aos alunos, novas experiências, de conhecer
melhor seu corpo e trabalhar valores éticos com seus colegas. Além
desses benefícios o esporte, auxilia na evolução das capacidades de
intelectuais e na formação integral do aluno. Concluímos que
aprender com os diversos conteúdos que temos na Educação Física e que eles podem ser bastante proveitosos para alunos e professores. Vale
destacar que, por meio do estudo das Olimpíadas podemos entender vários conceitos de cidadania e motivação, pois o esporte proporciona isso.

Palavras-chave


Pibid. Educação Física. Olimpíadas. UNIFEBE. E.B.M. Padre Germano Brandt. E.E.F. Alberto Pretti

Texto completo:

PDF

Referências


BERBEL, N. A. N. Metodologia da problematização: uma alternativa metodológica apropriada para o ensino superior. Semina (Londrina), Londrina/PR, v. 16, n. 2, p. 9-19, 1995.

BRASIL.Secretaria de Educação Fundamental.PCN. Brasília: MEC/SEF, 1998.

______.Ministério da Educação e do Desporto. Brasília, 1998.

COMITÊ OLÍMPICO BRASILEIRO. Cartilha: Olimpismo: sua origem e seus ideais. s/d. Disponível em: . Acesso em: 3 abr 2016.

LIZIERO LEONARDO. Jogos Olímpicos na Educação Física escolar: um relato de experiência com séries iniciais do ensino fundamental. EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, Año 17, Nº 178, Marzo de 2013. Disponível em Acesso em: 3

abr 2016.

PROJETO JOGOS OLÍMPICOS. Disponível em: . Acesso em: 3 abr 2016.

TODT, N. S.; REPPOLD FILHO, A. R.; STOBAUS, C. D.; MOSQUERA, J. J. M. A educação olímpica e a formação de professores. In. MESQUITA, R., RUBIO, K. REPPOLD FILHO, A. R., TODT, N. S. Ética e compromisso social nos Estudos Olímpicos. Porto Alegre, RD: EDIPUCRS, 2007. p. 147-166.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.